Arquitetura de Infraestrutura

Para a Lotic, a arquitetura de infraestrutura ideal segue conceitos de visibilidade, padronização, aderência, escalabilidade e tolerância a falhas.

Veja abaixo a importância destes conceitos para seu ambiente.

Visibilidade

Um ambiente computacional com áreas invisíveis ou nebulosas pode causar sérias consequências ao negócio. Em momentos de crise o problema pode estar em qualquer parte da infraestrutura, e cabe aos administradores descobrirem e mitigarem falhas muitas vezes obscuras.

Na Lotic, quando construímos ambientes de infraestrutura, sempre pensamos em facilitar a resolução de problemas para as equipes responsáveis. O objetivo é que os administradores possam ir diretamente até a causa do incidente, evitando a perda de tempo com questões secundárias.

 

Padronização

É muito comum nos depararmos com ambientes no formato de silos ou ilhas, em que cada aplicação é hospedada de forma isolada e topologicamente diferente dentro da infraestrutura. Neste formato é difícil para o administrador manter o ambiente padronizado e os sistemas atualizados e seguros. Multiplique este cenário pelo número de aplicações e serviços disponíveis aos usuários e é possível imaginar o tamanho do problema.

A padronização visa montar ambientes homogêneos, ou seja, uniformes em todas as camadas, em topologias regulares ou micro-segmentadas, garantindo variação mínima ou nenhuma e facilitando a administração da infraestrutura.

 

Aderência

Quanto maior é o ambiente computacional, menor costuma ser a aderência entre infraestrutura de TI e aplicações – estas últimas são simplesmente instaladas sem que haja planejamento.
Para os especialistas da Lotic, só uma arquitetura de infraestrutura aderente à de aplicações permitirá um ambiente que acompanhe o crescimento da empresa de maneira simples, ágil e transparente.

 

Escalabilidade

Há momentos em que os acessos às aplicações hospedadas na infraestrutura podem não comportar o alto volume simultâneo de usuários. Para resolver este problema, desenvolvemos arquiteturas escaláveis para que cada item, dos equipamentos as camadas de aplicação, possa suportar demandas sazonais de acessos.

Apostar no crescimento vertical, substituindo equipamentos para atender o aumento da demanda, não é uma boa solução. A Lotic constrói arquiteturas que escalam de maneira horizontal, agregando recursos e atendendo eventuais picos de acessos de forma transparente para os usuários.

 

Tolerância a Falhas

Prever quando um equipamento apresentará problemas é uma tarefa muito difícil. A infraestrutura precisa estar preparada para suportar falhas, sejam de hardware, software, comunicação ou mesmo de terceiros.

Para que isto seja possível, a arquitetura da infraestrutura precisa superar erros de maneira imperceptível aos usuários. Nossas arquiteturas apresentam diversas formas de garantir a segurança e a continuidade do negócio.

 

Enfrentando problemas na sua infraestrutura de TI neste exato momento?
Entre em contato com a Lotic!

Chamado de Emergência