Especialista em arquitetura de soluções, Lotic avança no mercado.

A Lotic

Consultoria realiza projetos de infraestrutura de TI focados em arquitetura e padronização, libertando CIOs de modelos engessados e problemáticos. A meta é crescer no Sul e Sudeste do País fazendo parcerias e entregando projetos com foco na arquitetura aderente ao negócio, não em caixas.

Décadas após grandes consultorias internacionais, como Gartner e IDC, decretarem o fim dos “vendedores de caixas”, ainda há no mercado quem pense a infraestrutura tecnológica dos clientes de forma verticalizada, agregando hardware e aplicações sem planejamento e criando verdadeiros e lentos Frankensteins corporativos. As consequências deste modelo ultrapassado incluem sistemas paralisados, caros e difíceis de monitorar e escalar, além de CIOs transformados em reféns.

Embora a saída deste mundo tecnológico do passado seja conhecida, é preciso lembrar que uma infraestrutura de TI estratégica, precisa, horizontal e aberta é a única capaz de agregar valor para o negócio e dar bases sólidas para novas funcionalidades de acordo com o crescimento da organização. É exatamente assim que trabalha a Lotic, consultoria especializada em arquitetura de soluções de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre (RS), que anuncia em março a chegada ao mercado.

Fundada por consultores com grande experiência no mercado de TI nas regiões Sul e Sudeste, a Lotic oferta soluções baseadas totalmente em arquitetura e padronização. O objetivo é criar infraestruturas capazes de suportar o crescimento das organizações de forma transparente, com disponibilidade e baseando-se em padrões abertos e flexíveis, ou seja, com equipamentos, protocolos e sistemas mais vantajosos para cada projeto específico.

“É enorme a quantidade de vezes em que nos deparamos com ambientes computacionais, principalmente Data Centers, em que aplicações são inseridas conforme demandas comerciais, administrativas ou operacionais, mas sem pensar onde e como estará hospedada dentro da infraestrutura. É um grande erro”, explica Marcelo Lima, um dos sócios e fundador da Lotic. “Nossa proposta é construir ambientes definitivos para as organizações, feitos para durar.”

Isso significa, segundo o especialista, seguir conceitos de visibilidade, padronização, aderência, escalabilidade e tolerância a falhas, para que a arquitetura de infraestrutura e de aplicações caminhem juntas.

Portfólio

Além do trabalho específico com arquitetura, a Lotic oferece serviços de consultoria para ambientes de Data Center e infraestruturas em geral, graças aos anos de experiência acumulados pelos profissionais da empresa. Segundo Matheus Morais, sócio-fundador da Lotic, os consultores, arquitetos e especialistas da empresa buscam sempre atender as reais necessidades de seus clientes, sejam de pequenas, médias ou grandes organizações.

Do ponto de vista do negócio, a ideia é sempre otimizar os recursos financeiros na infraestrutura de forma a reduzir custos de propriedade e ampliar a capacidade de negociação com os fornecedores. Tecnologicamente falando, isso significa utilizar padrões, protocolos e arquiteturas abertas, criando ambientes tolerantes a falhas e capazes de se recuperarem de desastres com facilidade.

A Lotic também oferece serviços de Diagnóstico – que identificam problemas de infraestrutura e geram relatórios para correções definitivas – e de Assessment – ‘pente-fino’ que identifica pontos de falhas, estruturas fora de contexto e problemas cotidianos, permitindo melhorias profundas e definitivas na arquitetura do ambiente.

Clientes da Lotic terão ainda acesso ao Centro de Inovação da empresa, estrutura criada para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções. Isso significa participação em experimentos, workshops e provas de conceito de novas tecnologias e tendências de mercado, sem custos extras.

Parcerias

Outro ponto fundamental da entrada da Lotic no mercado é a busca por parcerias com outros integradores de tecnologia. Segundo Marcelo Lima, a empresa nasce “não como concorrente, mas como parceira” destas companhias – inclusive já executa atividades de pré e pós-venda com integradores do Rio Grande do Sul e São Paulo em projetos de arquitetura de soluções de Data Center para empresas nos segmentos financeiro, industrial e provedores de serviço.

“O centro de tudo é o cliente e suas demandas. Unir forças nos confere conhecimento desde o nível de negócio até as intrincadas infraestruturas dos ambientes”, explica o executivo.

Conheça mais da Lotic em www.lotic.com.br.

Contato comercial

Equipe comercial pelo telefone (51) 3465-6916 ou pelo email [email protected].

Deixe uma Resposta